terça-feira, 22 de maio de 2012

Movimentos Sociais e Estado no Brasil da Primeira República

Grupo Estado (Carla, Rafael, Hitallo, Liliane, Mônica e Maria Andréia)


Grupo Estado (Carla, Rafael, Hitallo, Liliane, Mônica e Maria Andréia)

Grupo Movimentos Sociais (Sara, Jacinta, Maykon, Silvanira e Francisco)

Grupo Movimentos Sociais (Sara, Jacinta, Maykon, Silvanira e Francisco)

Síntese da produção dos grupos da turma 301


A atividade em grupo foi desenvolvida na turma 301, vespertino. Os estudantes foram organizados em dois grupos. O Grupo 1, representava os movimentos sociais e deveria apresentar 3 (três) reivindicações. O Grupo 2, representava o Estado e deveria apresentar 3 (três) medidas governamentais). 

A atividade está relacionada ao conteúdo Brasil na Primeira República, especialmente o contexto de mobilização social urbana e rural de suas primeiras décadas com revoltas e movimentos sociais que enfrentaram diretamente o Estado oligárquico e foram combatidos pelo seu braço armado, o Exército, tais como Contestado e Canudos; movimento operário em organização e luta pelos direitos dos trabalhadores; o movimento tenentista contra a corrupção das oligarquias regionais que controlavam a República.

Após o trabalho em grupo, a turma foi organizada em círculo, no qual cada grupo defendeu livremente suas reivindicações ou medidas sugeridas. A temática foi desenvolvida pelo Grupo dos Movimentos Sociais reivindicando o direito ao transporte público, ao saneamento básico e a segurança pública. O Grupo do Estado sugeriu medidas ligadas a melhoria da saúde pública, da segurança nos transportes e ao aumento das penalidades para criminosos, coibindo a impunidade das classes mais ricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário